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Matrícula 2021 – Como funciona, Como fazer, Documentos e Requisitos

Com os avanços tecnológicos as melhorias no sistema, ficou muito mais fácil realizar a matrícula dos estudantes nas escolas estaduais e municipais.

Basicamente, o processo de matrícula é o mesmo nos estados brasileiros, com duas etapas: uma online e outra presencial.

A fase online é a pré-inscrição, onde os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição online, informando os dados do aluno e a série que ele irá. Também é preciso fornecer o CEP da residências, pois muitos sistemas utilizam o geoprocessamento.

Matrícula 2021

Dessa forma, garante que o estudante frequente uma escola perto de casa.

Veja como funciona o processo de matrículas nas principais escolas do Brasil e o que você precisa para se inscrever:

Como funciona a matrícula 2021?

O procedimento de matrícula mudou. Antigamente era preciso passar horas na porta da escola em uma fila esperando para ver se conseguiria uma vaga para seu filho.

aluno em sala de aula

Isso prejudicava a vida dos pais e causava inconvenientes na gestão escolar. Com as novas tecnologias, os pais fazem toda a inscrição online e podem acompanhá-la sem sair de casa.

Para a escola, toda a gestão é otimizada, já que as informações e dados dos alunos ficam disponíveis dentro de um sistema. Isso facilita o processo de matrícula e também na inserção das notas pelos professores.

O sistema online também abre as portas para que os pais possam acompanhar as notas, a frequência e o desempenho dos alunos.

Quem pode fazer a matrícula 2021?

requisitos matrícula 2021

A matrícula online pode ser feita em algumas determinadas situações.

E é feita somente para escolas públicas, sejam elas estaduais ou municipais. Funciona para as seguintes situações:

  • Transferências entre escolas da mesma rede (estadual para estadual ou municipal para municipal),
  • Transferências entre escola estadual para municipal ou vice e versa;
  • Transferência de escola privada para pública (municipal ou estadual),
  • Novos alunos no ensino fundamental ou do ensino médio,
  • Alunos do EJA (maiores de 15 anos para o ensino fundamental e maiores de 18 anos para o ensino médio).

A rede de ensino privada utiliza um método diferente da matrícula, variando de escola para escola. Neste caso, é necessário ir até a escola particular com os documentos para resolver a questão.

Como fazer a matrícula 2021?

Matrícula escolar como fazer 2021

O primeiro passo é procurar a Secretaria de Educação do seu Estado.

Acesse o site oficial e veja se há opção de “Inscrições” ou “Matrículas”. Clique nessa opção e siga os passos que aparecerão em sua tela.

De um modo geral, será preciso informar os dados do aluno, endereço e algumas informações dos responsáveis.

Em alguns casos o sistema pede um login. Se você ainda não tem, basta solicitar na secretaria de qualquer escola, municipal ou estadual.

Outro documento que o sistema possa solicitar é o RA (Registro do Aluno). Todos os alunos possuem esse documento e, se você desconhece, basta pedir na secretaria de uma escola.

Finalizada essa etapa, os pais, responsáveis ou alunos devem acompanhar os próximos passos no site da Secretaria da Educação do seu Estado.

Os resultados ficam disponíveis de acordo com o cronograma previamente informado aos pais. Após a divulgação dos resultados, é preciso ir até a escola onde conseguiu a vaga para efetivar a matrícula, levando os documentos pessoais.

Essa etapa é fundamental para garantir a vaga, caso contrário, irá perderá.

Documentos necessários para a matrícula

Alguns documentos podem variar entre os estados, mas no geral, sempre serão solicitados os seguintes itens:

  • Documento de Identidade do aluno (se já houver),
  • Certidão de nascimento ou casamento (se for o caso),
  • Comprovante de residência (com o mesmo CPF que fez a inscrição online),
  • 2 fotos 3×4 originais e recentes,
  • Histórico Escolar (para alunos de transferência, esse documento é fornecido pela antiga escola).

Para estudantes menores de 18 anos, a efetivação da matrícula deve ser feita pelos pais ou outro responsável legal.

Neste caso, é necessário que o responsável também leve seus documentos pessoais, sendo o RG e o CPF.

Se você não encontrou nenhuma informação sobre a escola que você deseja, ligue na Secretaria da Educação ou vá até a secretaria para saber mais informações.

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