Início » Como fazer matrícula » Matrícula CEI 2021 – Como funciona? Como fazer? Prazos e Documentos

Matrícula CEI 2021 – Como funciona? Como fazer? Prazos e Documentos

Educação Infantil é a etapa que fornece os primeiros passos para uma criança na área da Educação Básica, envolvendo creches e pré-escolas, geralmente em uma idade limite de 0 a 5 anos, sempre atendendo em período diurno.

Parcial ou integral, uma jornada na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Confira as informações que já temos sobre a Matrícula CEI 2021!

Como funciona Matrícula CEI 2021?

Matrícula CEI 2021

CEI é o Centro de Educação Infantil, instituições que são reguladas e corretamente supervisionadas pelo órgão competente do sistema de ensino.

Como a educação infantil é um direito para toda criança dentro do território nacional, o funcionamento da Matrícula CEI 2021 acontece levando em conta alguns critérios básicos a fim de fazer uma divisão justa das vagas de acordo com:

  • Proximidade do CEI com a moradia da criança,
  • Faixa etária da criança,
  • O índice de vulnerabilidade da família,
  • O próprio local de moradia.

Além disso, o CEI pode levar em consideração também quando é necessário atender mais do que uma criança e também prezam por mães trabalhadoras solteiras.

Dependendo da localidade, a Matrícula CEI 2021 pode acontecer por meio de sorteio, indicando o centro de educação infantil para cada candidato.

Além disso, é importantíssimo informar que crianças com deficiência já contam com vagas asseguradas, pois cada centro de educação infantil deve seguir a lei.

Mesmo com critérios e fatores, nenhum CEI pode agir de alguma forma que vise impedir, restringir ou mesmo dificultar o acesso de uma criança à educação.

Assim sendo, todo CEI possui requisitos de prioridade, mas que não trazem exclusividade para nenhum tipo de criança. Ou seja, toda criança, por ter direito à educação básica, pode tentar sua vaga em um Centro de Educação Infantil.

O único ponto a ser respeitado é que a criança e sua família (pelo menos seus responsáveis) residam no município que for tentar a vaga.

Como fazer Matrícula CEI 2021?

Matrícula CEI 2021 como fazer

Não existe um processo oficial para passarmos a você sobre a matrícula do CEI 2021, pois cada instituição pode ter uma inscrição diferenciada.

No entanto, certos passos tendem a ser parecidos para todos os centros.

Um dos exemplos é o cadastramento ou atualização de dados que os pais precisam fazer sobre a criança para garantir a matrícula (ou rematrícula).

De modo geral, essa cadastramento ou atualização de informações ocorre no próprio centro de educação infantil ou no site da prefeitura de onde você mora.

Nesse último caso, o site geralmente também pode lhe direcionar ao de matrícula fácil que muitos estados trabalham para facilitar a vida de alunos e pais/responsáveis para garantir vaga em um novo ano letivo.

Você pode conferir as vagas disponível ou que sobraram para cada instituição que a família tem interesse.

As informações que foram inseridas online, caso for o caso do seu município/estado, devem ser confirmadas presencialmente com a apresentação de documentos.

Prazos e Documentos Matrícula CEI 2021

Matrícula CEI 2021 calendário

A tendência é que as matrículas dos centros de educação infantil aconteçam entre os meses de dezembro e janeiro, mas os períodos definitivos podem ser diferentes para cada estado.

Entre em contato com a prefeitura de sua cidade ou com o próprio espaço de ensino para não perder datas e vaga!

No momento de oficialização da Matrícula CEI 2021, quando se deve se dirigir até a unidade de ensino, os pais precisam estar com alguns documentos em mãos, como, por exemplo:

  • RG e CPF dos pais,
  • RG da criança (se ela já possuir),
  • Certidão de nascimento,
  • Carteira de vacinação atualizada,
  • Comprovante de residência atualizado.

Outros documentos podem ser solicitados dependendo da instituição e situação familiar.

Comente