Início » Como fazer matrícula » Matrícula Colégio Militar 2021 – Inscrição, Calendário, Quem Tem Direito?

Matrícula Colégio Militar 2021 – Inscrição, Calendário, Quem Tem Direito?

Os colégios militares são escolas públicas de educação básica, ou seja, envolvem o ensino fundamental e ensino médio, onde militares são os responsáveis pelo desempenho das tarefas diretivas e administrativas.

O que mais diferencia um colégio militar de outra instituição de ensino é a própria educação fornecida que garante uma perspectiva diferenciada para toda a vida do estudante.

Veja como fazer a Matrícula Colégio Militar 2021 e todas as informações possíveis para que o procedimento seja feito corretamente! Aqui em nosso site você também pode verificar informações completas sobre as matrículas 2021.

Como funciona a Matrícula Colégio Militar 2021?

Matrícula Colégio Militar

Pela alta disciplina imposta, escolas militares são bastante conhecidas e procuradas por pais e responsáveis.

No entanto, nem todo estudante consegue a tão sonhada vaga e é justamente por isso que você precisa entender como é o funcionamento de um colégio militar.

São aproximadamente 20 mil candidatos a cada período de matrícula com uma quantidade de vagas diferenciada para cada colégio militar, levando-se em conta sua capacidade e disponibilização.

A unidade militar abre a opção de processo seletivo ou por meio de Amparo Regulamentar. Para entender o que é isso, você precisa saber quem tem direito à Matrícula Colégio Militar 2021.

Quem tem direito à Matrícula Colégio Militar 2021?

Matrícula Colégio Militar inscrição

Basicamente, ter acesso à educação oferecida por uma escola militar é um sonho de muitos, mas do alcance de poucos.

O processo seletivo que citamos acima é bem concorrido, mas o que chama a atenção é o Amparo Regulamentar. O que isso seria?

Basicamente, o Amparo Regulamentar é uma oportunidade de ingresso para dependentes (no caso, filhos) de militares.

O que sobra, para o resto da sociedade civil, a aprovação no processo seletivo, que nada mais seria do que um mini vestibular, que deve ser realizado para alunos do 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio.

Portanto, em resumo, a Matrícula Colégio Militar 2021 pode ser feita por:

  • Alunos da sociedade civil que foram aprovados no processo seletivo,
  • Filhos de oficiais militares.

Como um “concurso de admissão”, o edital de cada unidade militar indica todas as características para o exame até as informações do resultado final.

Além de tais critérios para quem tem direito a fazer a Matrícula Colégio Militar 2021, certas idades também restringem a aplicação:

  • Idade mínima de 13 anos até a data da matrícula para o Ensino Fundamental,
  • Idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula.

Não somente isso, mas ser brasileiro ou naturalizado como brasileiro é um detalhe fundamental para fazer parte do colégio militar.

Não ter sido expulso do colégio militar é um requisito fundamental! Para aqueles que não conseguirem uma vaga no colégio militar, também é possível tentar uma vaga em um curso do Senac 2021, por exemplo.

Inscrição Matrícula Colégio Militar 2021

Matrícula Colégio Militar 2021

Para se inscrever e tentar o processo seletivo estabelecido pelo colégio militar, é necessário acessar o site oficial da escola militar que se tem interesse.

Obviamente, famílias que não possuem acesso à internet na residência devem comparecer na unidade de ensino para fazer a inscrição de forma presencial.

Cada escola militar possui um processo único, então siga sempre as orientações e leia o edital referente a tal unidade.

Lembrando que uma taxa de inscrição é cobrada – lembrando que apenas o pagamento desta taxa confirmará a inscrição do aluno para que ele possa prestar a prova, está bem? No último ano, o valor da taxa ficou em R$95,00, mas pode sofrer alterações.

Vale frisar que as provas tendem a ocorrer no mês de outubro, porém tudo depende das indicações do edital de cada unidade militar, afinal as datas estão disponibilizadas neste documento.

Unidades de Colégio Militar

Matrícula Colégio Militar requisitos

Até o momento atual, o Brasil possui 13 colégios militares. São eles:

  • Colégio Militar de Belém (CMBel),
  • Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH),
  • Colégio Militar de Brasília (CMB),
  • Colégio MIlitar de Campo Grande (CMCG),
  • Colégio Militar de Curitiba (CMC),
  • Colégio Militar de Fortaleza (CMF),
  • Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF),
  • Colégio Militar de Manaus (CMM),
  • Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA),
  • Colégio Militar de Recife (CMR),
  • Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ),
  • Colégio Militar de Salvador (CMS),
  • Colégio Militar de Santa Maria (CMSM).

Desde o início de seu governo, o presidente Jair Bolsonaro vem comentado sobre a construção de pelo menos um colégio militar para cada estado brasileiro.

Prova de Admissão do Colégio Militar

Matrícula Colégio Militar provas

A prova presente no processo seletivo organizado para a admissão de estudantes da sociedade civil é dividida em duas fases.

A primeira delas separa a prova de matemática, cuja exigência de acerto deve chegar a 70%. Todo estudante que não alcançar esse percentual está desclassificado para a segunda fase.

A segunda fase envolve a prova de português e uma redação.

Aqueles com as melhores notas são selecionados para ingressar ao Colégio Militar 2021. Depois desse passo, cada estudante aprovado passa por testes de saúde e exames físicos, que podem também reprovar o aluno.

Comente