Início » Como fazer matrícula » Matrícula Digital 2021 – Como fazer, Documentos e Cronograma

Matrícula Digital 2021 – Como fazer, Documentos e Cronograma

O avanço da tecnologia tem facilitado a vida de muitas pessoas em muitos sentidos, inclusive em coisas mais simples, como, por exemplo, efetuar a matrícula estudantil dos filhos através da internet. Todo o processo feito para que não se precise mais ir na escola, completando os dados de seu filho de maneira fácil e prática em 2021 inscrições.

Atualmente, existem várias plataformas online utilizadas pelos estados como forma de facilitar esse processo, que sempre foi conhecido como burocrático e demorado. Assim, a matrícula escolar não precisa ser um procedimento difícil para os pais e responsáveis, garantindo uma vaga em uma instituição estadual ou municipal, tudo pela internet.

Uma dessas plataformas é a Matrícula Digital. Se você vive em um dos estados que adotaram essa plataforma, veja aqui como funciona e como utilizar para 2021. Fique por dentro sobre como funciona a matrícula fácil 2021 inscrições de seu filho na rede municipal ou estadual, calendário da matrícula, quais são os documentos das matrículas necessários, quais são os cursos possíveis nas unidades escolares e muito mais.

Como fazer Matrícula Digital 2021?

Matrícula Digital 2021

A plataforma pode apresentar mudanças de acordo com cada estado. Para esse texto vamos utilizar como exemplo o Matrícula Digital do Estado do Mato Grosso do Sul. Assim, você pode ter saber como funciona a renovação da matrícula, como é o portal do aluno e também quem pode se cadastrar na rede pública de ensino.

  1. Acesse o site do Matrícula Digital deste estado,
  2. Se você já é aluno da rede estadual e quer fazer sua rematrícula, clique em “Faça sua pré-matrícula”, do lado esquerdo da tela. Alunos novos também podem fazer sua matrícula em tal site, clicando no botão apropriado.Matrícula Digital 2021
  3. Na próxima tela, selecione o município de residência, depois clique na opção “Selecione a inscrição”.Matrícula Digital 2021
  4. Selecione o curso e o ano correspondentes aos dados pessoais da pré matrículas,
  5. Informe o código do aluno e a senha, e clique em “Próximo”.

Siga as instruções até completar a inscrição. Dessa forma, é preciso ficara tento ao processo seletivo, a entrega de documentos e tudo que precisar até ter a total certeza da reserva da vaga.

A Matrícula Digital 2021 é voltada para os alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Médio com Qualificação Profissional, tanto para escolas da rede municipal quanto estadual.

Assim, os pais e responsáveis podem garantir uma vaga de seu filho uma maneira muito fácil, tudo que é necessário dentro das inscrições da matrícula em rede pública de ensino, principalmente na tão escola desejada em seu município.

Documentos necessários

Matrícula Digital 2021

A documentação pode mudar de estado para estado mas, de forma geral, a documentação necessária é a seguinte:

  • 2 fotos 3×4,
  • CPF e RG (original e cópia) do aluno (e do responsável no caso do aluno menor de idade),
  • Cópia e original da certidão de nascimento (se menor de idade),
  • Comprovante de residência atualizado,
  • Histórico escolar preenchido devidamente pela escola (tanto de onde está estudando quanto da transferência),
  • Declaração de transferência,
  • Comprovante de escolaridade devidamente preenchido pela instituição de ensino,
  • Caderneta de vacinação atualizada para a matrícula do ensino fundamental,
  • Certidão de nascimento para alunos menores,
  • Para PCD (pessoa com deficiência) levar laudo médico.

Ter atenção em quais são os documentos solicitados é necessário para realizar a matrícula escolar na escola dentro do prazo pré estabelecido, além de também ser necessário para fazer pré matrícula fácil 2021 inscrição, principalmente para novos alunos em diferentes unidades escolares, sendo dispensado em caso de renovação de matrícula, que é feita de forma automática.

Cronograma

Matrícula Digital 2021

O cronograma da Matrícula Digital 2021 pode variar um pouco, dependendo do estado em que você mora. Por isso, fique de olho na matrícula fácil do seu estado especificamente, o que pode fazer uma diferença na inscrição e calendário nas matrículas 2021 da sua cidade, por isso, é importante tirar todas suas dúvidas.

De forma geral, as inscrições para o próximo ano letivo acontecem no mês de dezembro, com a confirmação acontecendo, de forma presencial, no mês de janeiro, que geralmente é o período comum de matrícula escolar na rede estadual e municipal, em caso de dúvidas, é indicado acessar o portal nas escolas: o atendimento é gratuito.

Este é um método simples e fácil para que você possa realizar a matrícula dos seus filhos de forma rápida, simples e sem burocracia. A matrícula escolar digital é prática e é importante, é uma ferramenta digital para garantir uma vaga na rede de ensino estadual e municipal em uma escola.

Lembre-se que, na maioria dos estados, a inscrição online é utilizada para efetuar a pré-matrícula. Será necessário comparecer posteriormente até a escola escolhida, portando toda a documentação exigida, para finalizar a matrícula.

Sempre fique de olho no calendário da matrícula do município em que mora, garantindo assim as inscrições de vagas oferecidas pelo governo, tudo para facilitar a vida de quem conta com as matrículas 2021.

Comente