Início » Como fazer matrícula » Sedu 2021 ES – Matrícula nas Escolas Estaduais. Calendário e Como Funciona

Sedu 2021 ES – Matrícula nas Escolas Estaduais. Calendário e Como Funciona

Estudantes que terminaram o Ensino Fundamental e desejam conseguir uma vaga no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo precisam ficar atentos ao início do processo de pré-matrícula e, posteriormente, de matrícula neste ano de 2021.

Além do Ensino Médio padrão, o Governo do Estado também oferece o Ensino Médio integrado ao Técnico, ensino médio em tempo integral e Ensino de Jovens e Adultos, para maiores de idade que não concluíram o Ensino Médio no tempo recomendado e que desejam retornar às salas de aula.

Antes da matrícula propriamente dita é fundamental realizar a pré-matrícula on-line para garantir uma das vagas.

Aprenda neste guia tudo a respeito da pré-matrícula e da própria matrícula e garanta sua vaga no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Espírito santo.

Como funciona a pré-matrícula ES em 2021?

Sedu 2021 ES Matrícula

A pré-matrícula é uma etapa anterior à matrícula.

Nesta primeira fase, os pais ou responsáveis legais pelo estudante acessam um site, desenvolvido pelo Governo do Estado do Espírito Santo e realizam o cadastramento do aluno no sistema a fim solicitar uma vaga em um colégio da Rede Estadual de ensino.

No início do ano letivo, a Secretaria de Educação (SEDU) do Espírito Santo divulga o resultado da pré-matrícula.

Após isso, os pais ou responsáveis pelo aluno precisam ir presencialmente no colégio para o qual ele foi selecionado para entregar a documentação e confirmar a matrícula.

É preciso que ambas as etapas sejam realizadas nas datas certas. Do contrário, há grandes chances de o aluno acabar perdendo sua vaga.

Mais adiante neste guia, trataremos a respeito dos prazos para a pré-matrícula e para a matrícula.

Quem deve se matricular?

Sedu 2021 ES Matrícula como fazer

Tanto a pré-matrícula como a matrícula são destinadas a alunos que ainda não estão matriculados na Rede Estadual de ensino.

Ou seja, se o seu filho já está cursando o ensino médio na Rede Estadual, não é necessário refazer a matrícula, uma vez que, nesse caso, esta é feita automaticamente pelo colégio.

Isso quer dizer, a pré-matrícula e a matrícula só devem ser realizadas para alunos novos, normalmente entre 15 e 18 anos, que terminaram o ensino fundamental e que desejam ingressar na Rede Estadual para dar início ao ensino médio, começado a partir do primeiro ano do ensino médio.

Documentos necessários

Sedu 2021 ES Matrícula documentos

Os documentos solicitados para a matrícula presencial na Rede Estadual de ensino do Espírito Santo, ou seja, que os pais ou responsáveis legais pelo aluno deverão levar para o colégio para confirmar a matrícula, são os seguintes:

  • Certidão de nascimento/casamento (original e cópia),
  • Documento de transferência de colégio (no caso de estudantes transferidos),
  • Comprovante de residência, especificamente a conta de luz (original e cópia),
  • Cartão de vacinação para alunos com até 18 anos (original e cópia),
  • RG e CPF do estudante (original e cópia),
  • Documento de identificação dos pais ou responsáveis (original e cópia),
  • Histórico escolar ou comprovante de conclusão do ensino fundamental (original e cópia),
  • Laudo médico (para estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, superdotação etc.).

Prazos para a Matrícula Sedu 2021

Sedu 2021 ES Matrícula prazos

Confira a seguir os prazos para o processo de matrícula na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo neste ano de 2021:

  • Pré-matrícula: entre o final de novembro e a metade de dezembro de 2021,
  • Divulgação dos resultados (rematrícula, transferência e pré-matrícula): em meados de janeiro de 2022,
  • Efetivação da matrícula: a partir da divulgação do resultado até o final de janeiro de 2022.

Ainda não há datas precisas para cada uma das etapas.

As informações a seguir são previsões, baseadas no desenrolar do processo de matrícula na Rede Estadual do ES em anos anteriores.

Recomendamos que você fique atento às notícias locais a respeito da abertura do processo de pré-matrícula, bem como acesse com regularidade o site da Secretaria de Educação do Espírito Santo, que é frequentemente atualizado com novidades a respeito da educação do estado.

Em época de pré-matrícula, um banner será disponibilizado no site, alertando sobre o início do processo.

Como realizar a pré-matrícula na rede estadual do ES 2021?

Sedu 2021 ES Matrícula requisitos

A pré-matrícula on-line na Rede Estadual é realizada através do Portal SEGES, abreviação para Sistema Estadual de Gestão Escolar, desenvolvido pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

A página específica para a pré-matrícula pode ser acessada através deste link. Em época de pré-matrícula, o site é atualizado, permitindo que novos usuários cadastrem-se na plataforma e solicitem uma vaga na rede estadual.

Ao acessá-lo fora do período de pré-matrícula, um aviso será mostrado no centro da tela, informando que a pré-matrícula já está encerrada.

O primeiro acesso ao sistema é realizado informando-se o CPF do aluno, caso este seja maior de idade, ou do responsável legal, caso ele ainda seja de menor.

Com isso, um login de acesso é gerado, facilitando o acesso à plataforma.

Algumas das informações básicas, que convém você já ter em mãos na hora de realizar a pré-matrícula, são os documentos pessoais do aluno, nome e CPF do pai e da mãe do estudante e o endereço da residência em que ele mora.

Comente